sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Visita do responsável da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC)

Dia 17 de Dezembro a equipa da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental liderada pela Prof. Manuel Pinto de Abreu visitou o Santa Maria Manuela. A Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), criada em 2005, é responsável pela realização dos estudos técnicos necessários que levarão à apresentação de uma proposta de extensão da plataforma continental de Portugal, para além das 200 milhas náuticas. Esta proposta deverá ser entregue, para análise, à Comissão de Limites da Plataforma Continental das Nações Unidas, até 13 de Maio de 2009.
A visita de trabalho ao navio teve como objectivo aprofundar o conhecimento do projecto da Pascoal, identificar e propor pequenas adaptações técnicas que visem melhorar as potencialidades existentes para futuras utilizações nas missões deste grupo de trabalho. Este conjunto de sugestões foi tomado em boa conta, sendo considerado por todos um mais valia para o projecto, tendo ficado definida uma estratégia de informação mutua sobre o avanço dos dois projectos.
Conclui-se que o Santa Maria Manuela possui todas as características técnicas e identitárias para poder dar um importante contributo para permitir a Portugal assumir-se, cada vez mais, como uma importante Nação marítima europeia.
(E/D) Prof. Paulo Trincão, Cmdt. António São Marcos, Dr. Nuno, Dr. Aníbal Paião e Prof. Pinto de Abreu.

Sem comentários: