segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dia 10

O Santa Maria Manuela faz hoje 73 anos!

Simbolicamente, o navio será hoje oficialmente inaugurado em cerimónia presidida pelo Senhor Secretário de Estado do Turismo, Dr. Bernardo Trindade. Estarão igualmente presentes o Senhor Secretário de Estado das Pescas e da Agricultura, Dr. Luís Vieira, bem como diversas outras Entidades oficiais e muitos Amigos.

Junto ao "Santa Maria Manuela", no mesmo cais, estará o "Argus", com uma lágrima no canto do olho, esperançado, na nossa vontade de fazer chegar a sua vez!

Pela tarde, cerca das 16 e 30, o "Santa Maria Manuela", na sua primeira saída "em serviço" e a convite da Associação Naval de Lisboa, rumará a Lisboa para integrar a parada naval que homenageará o Papa Bento XVI durante a celebração da missa no Terreiro do Paço.

Será a primeira vez também que o "Santa Maria Manuela" encontrará o seu gémeo "Creoula", o que não deixará de constituir um momento deveras emocionante e histórico.

A Pascoal quer, mais uma vez, nesta especial e feliz ocasião, agradecer a todos os Amigos que durante anos, mas muito especialmente desde 23 de Outubro de 2007, nos têm acompanhado com palavras de apoio e incentivo nesta enorme e arriscada tarefa de fazer renascer para Portugal o "Santa Maria Manuela".

O nosso profundo agradecimento!

15 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Lá estarei amanhá "pregado" à RTPi para seguir a missa papal, muito especialmente de olhos postos no rio, em busca desse histórico reencontro entre os 2 lugres irmãos.
É sem dúvida arriscada esta contenda da Pascoal com o SMM e, esperemos, futuramente o "Argus". Mas pescar bacalhau em dóris também o era e não foi por isso que lugres e pescadores deixaram de o fazer.
Além disso, as "redes sociais" de hoje em dia podem ajudar em muita coisa e não faltam adeptos dos "bacalhaus" para publicitar sempre e mais esta Epopeia. Nem tudo se faz por dinheiro. Com uma boa equipa de gestão dos navios, julgo que conseguiremos vê-los em crescente sucesso.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Samuel Freire disse...

Muitos parabéns!

remo disse...

Buon Compleanno SMM e che tu abbia sempre il vento in poppa!

Foi uma occasiao especial, foi tudo muito lindo e comovente, foram fantásticos, soa todos de parabéns!

e...Viva a Marinha, de todas as Naçoes!

Costa Pinto disse...

Muito interessante o Blogue

Anónimo disse...

Simplesmente fantástica a obra que acabei de presenciar. Faço votos para que rapidamente o Argus possa ser alvo de uma requalificação idêntica. Ganha a Pascoal e a região.
Parabens Dr. Anibal Paião e Eng. João Vieira.

João Cabral Monteiro

Anónimo disse...

Com mais firmas como a Pascoal,
seríamos outro Portugal !
Para quem como eu, por ocasião do restauro da fragata D. Fernando II e Glória,
várias vezes viu o estado de desmantelamento em que já estava o Manuela, cerca de 1995, o júbilo
por tal recuperação, ainda é maior.
Um bom exemplo para os gananciosos
deste pobre País, e recordar-lhes a Bíblia Sagrada,
quando nos diz:
NEM SÓ DE PÃO, VIVE O HOMEM !

P A R A B É N S !

Albino Gomes
Vila do Conde

Pedro Baptista disse...

Um dia de facto muito feliz. Os meus sinceros parabéns à Pascoal pelo empenho com que levou esta empreitada à frente mas sobretudo pelo sucesso com que a terminou.
Não creio ser capaz de o ver aquando da visita a Lisboa, mas anseio a hora de pôr a vista em cima deste importante pedaço da nossa história... passada e presente!
Um bem-haja!

Pedro Carvalho disse...

Estava a chegar a casa das aulas, pensando que iria visitar o SMM no seu 73º aniversário... mas qual o meu espanto da A25 vi 4 mastros a moverem-se... quando lá cheguei já estava de partida e se tinha feito à viagem ... ao seu lado o rebocador ajudava nas manobras... segui-o ainda até ao Forte da Barra... fantástico e deslumbrante...Parabéns Pascoal... esta é sem dúvida uma das obras mais significativa para as gentes desta terra e para o património do nosso País! Obrigado por nos proporcionares momentos tão belos e nostálgicos como o que hoje vivi!Obrigado.

Unknown disse...

O "milagre dos homens" consumou-se!
O SMM renasceu das "cinzas" e está preparado para nova "epopeia".
Muitas viagens e longa vida.

José Veiga Anjos

Unknown disse...

Parabens ao santa Maria Manuela e ao Pascoal pelo trabalho desenvolvido.
Não sei qual será o objectivo do Pascoal em relação ao blog, mas penso que seria importante continuar com ele para assim os amantes do Manuela poderem acompanhar o seu dia a dia e as suas viagens.
Parabens

EOLE disse...

Com muita pena, não tive oportunidade de assistir à arribada do SMM na Barra de Aveiro.
Espero um dia destes ter a possibilidade de o visitar!
A todos aqueles que acreditaram no projecto e o tornaram realidade...
SINCEROS PARABÉNS!!!

Atentamente

Luis Filipe Morazzo disse...

Gostaria de perguntar aos responsáveis da Pascoal, se haveria alguma hipótese para os amigos do SMM que vivem na área da grande Lisboa, de o poderem visitar, durante o período em que o navio se encontra na capital?

Saudações marinheiras

Luis Filipe Morzzo

Unknown disse...

Muitos parabéns ao SANTA MARIA MANUELA e que navegue sempre com vento de feição e mares calmos.

Agora que venha o ARGUS :-)

Anónimo disse...

Os meus parabéns para o navio e para todos os que estiveram envolvidos na sua magnífica recuperação.
Conforme tinha prometido em anterior comentário, estive ontem na concentração náutica para a celebração papal no Terreiro do Paço em Lisboa.
Tirei algumas fotos ao Santa Maria Manuela que vos poderei ceder se
estiverem interessados. Para tal agradeço apenas que me dêem o vosso mail para joao.gmarques@netcabo.pt
Cumprimentos
João Guimarães Marques

Antonio disse...

Fiz várias viagens no Creoula, agora estou em Timor Leste e a Sagres virá cá visitar, esperemos que o SMM e o Argus um dia também possam vir a Timor Leste.

Pedro Mesquita