sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Será que ainda se constroem navios assim?


Fotografias. Aníbal Paião

3 comentários:

Eugénio disse...

será "viável" uma visita às obras no SMM? É que voces estão a deixar-me com a cor de "verde-inveja"
:)

Pascoal disse...

Caro Eugénio,
Pensamos que em Setembro talvez seja possível atendendo ao seu permanente e inegável interesse no projecto do SMM.
Combinaremos mais tarde!
Obrigado

Rui Amaro disse...

Um lugre de quatro mastros pintadinho de branco, com mazelas aqui e ali originadas pela “Dura Faina Maior dos Grandes Bancos do Noroeste do Atlântico”, todo elegante de velas enfunadas ao vento, estava à vista ao Noroeste do porto de Leixões, ainda na linha do horizonte e como embarcação de bom navegar, particularmente à vela, em pouco tempo estava à barra. Recebendo prático demandava o porto e fundeava a dois ferros na Bacia, vindo aliviar carga ou aguardar melhor maré na barra de Viana do Castelo, seu porto de armamento, Parte da carga era baldeada para batelões na Bacia, que a levavam para aquele porto do Alto Minho. Poucos anos antes da sua ida para o armamento de Aveiro, já descarregava nos cais de Leixões. Passados alguns dias, já com calado suficiente, lá rumava a Norte, onde era recebido festivamente na doca de Viana do Castelo. Esse lugre era o “SANTA MARIA MANUELA”!
Anos mais tarde viu imobilizado em São Jacinto, já como navio-motor. Parecia triste e moribundo.
Parabéns à firma Pascoal e mais colaboradores, que têm feito todos os esforços para recuperar aquela jóia da antiga pesca do bacalhau e da construção naval Portuguesa. Bem hajam!
Ignoro a cor da pintura que será dada ao seu casco, no entanto pintado de branco, iria lembrar a internacionalmente famosa “White Fleet”.
Rui Amaro "http:/naviosavista.blogspot.com"