Estão de parabéns pela qualidade e oportunidade das fotografias. Belíssimo espólio que irá ficar para o futuro desta nova vida do SMM. Os meus parabéns ao Aníbal Paião e João Margalho sem esquecer as fotografias anónimas e todos os que estão a contribuir para este "diário em doca seca"
O nome deverá ser obviamente SANTA MARIA MANUELA, embora o navio tenha sido encomendado pela Parceria Geral de Pescarias à Sociedade de Construções Metálicas a 11 de Setembro de 1936 com o nome ARGUS. Só depois foi cedido por Vasco Bensaude à Empresa de Pesca de Viana, sendo o nome SANTA MARIA MANUELA uma homenagem à Srª. Dª Maria Manuela D'Orey, mulher do armador do navio em 1937, Sr. Vasco de Albuquerque D'Orey. Na sequência da cedência deste navio à EPV, a PGP encomendou na Holanda um navio semelhante, que seria entregue em 1939 e se chamou ARGUS. Neste ARGUS foram introduzidas diversas modificações ao projecto original do CREOULA e SSM em resultado da experiência tirada da operação do navio logo em 1937 e 1938.
5 comentários:
SANTA MARIA MANUELA!!!
Estão de parabéns pela qualidade e oportunidade das fotografias. Belíssimo espólio que irá ficar para o futuro desta nova vida do SMM.
Os meus parabéns ao Aníbal Paião e João Margalho sem esquecer as fotografias anónimas e todos os que estão a contribuir para este "diário em doca seca"
SANTA MARIA MANUELA, digo eu.
O nome deverá ser obviamente SANTA MARIA MANUELA, embora o navio tenha sido encomendado pela Parceria Geral de Pescarias à Sociedade de Construções Metálicas a 11 de Setembro de 1936 com o nome ARGUS. Só depois foi cedido por Vasco Bensaude à Empresa de Pesca de Viana, sendo o nome SANTA MARIA MANUELA uma homenagem à Srª. Dª Maria Manuela D'Orey, mulher do armador do navio em 1937, Sr. Vasco de Albuquerque D'Orey.
Na sequência da cedência deste navio à EPV, a PGP encomendou na Holanda um navio semelhante, que seria entregue em 1939 e se chamou ARGUS. Neste ARGUS foram introduzidas diversas modificações ao projecto original do CREOULA e SSM em resultado da experiência tirada da operação do navio logo em 1937 e 1938.
Caro Luís Miguel Correia,
Obrigado pelas suas informações que correspondem ao levantamento de dados já efectuado.
Enviar um comentário