Parabéns por esta iniciativa. Esperamos um dia poder pilotar este navio como tão orgulhosamente o fazemos aquando das escalas do Creoula. Fair winds Santa Maria Manuela!
Parabéns aos ilustres promotores de tão magnífica iniciativa. Quando da recuperação da fragata D. Fernando II e Glória, várias vezes me desloquei aí para admirar a sua recuperação, e não imaginam quanto me doía a alma ver o «Manuela» ser desmantelado aos bocados, já que se tratava de um maravilhoso navio, tal como o Argus e Creoula que eu bem conheci, quando há precisamente 50 anos, como tripulante do Lousado, os via a navegar nos longínquos mares da Terra Nova e Gronelândia. Pela satisfação que me deram com tal iniciativa, aqui ficam os mais sinceros agradecimentos de um vilacondense, do mar. Bem hajam!
Espero que o SMM seja uma réplica civil do seu irmão Creoula: menos compartimentado, interior com espaços mais amplos e polivalentes, espaços privados mais confortáveis, sobretudo na volumetria e, como se trata de um lugre, que haja uma certa insonorização das máquinas propulsoras e geradores. Neste último aspecto tenho grande curiosidade sobre o modelo de inatalação de máquinas adoptado. Há sistemas que se tornam económicos em questões de rendimento e espaço, talhados para este tipo de navios. Espero que optem por uma dessas soluções. Dado que se trata de uma reconversão será que estão a prever a instalação do tq de tecolha de esgotos logo acima da quilha? É que estes navios tinham um lastro fixo nessa zona e na altura que navegavam não havia imposições legais de anti-poluição. O Creoula tem um problema no que toca a este item que se faz sentir com as inclinãções transversais do navio, provocando um resfolgar contínuo em todas as entradas de esgotos dos pavimentos inferiores e WC. Felicidades para o projecto. JM
Agradecemos os seus comentários técnicos sobre o SMM. Oportunamente publicaremos um capítulo técnico com as principais características do navio onde abarcaremos todas as suas questões. Obrigado e volte sempre!
5 comentários:
Parabéns por esta iniciativa.
Esperamos um dia poder pilotar este navio como tão orgulhosamente o fazemos aquando das escalas do Creoula.
Fair winds Santa Maria Manuela!
Obrigado pelo simpático comentário.
Se quiser estar a par das novidades sobre o projecto basta visitar este Blog.
Parabéns aos ilustres promotores de
tão magnífica iniciativa.
Quando da recuperação da fragata D. Fernando II e Glória, várias
vezes me desloquei aí para admirar
a sua recuperação, e não imaginam quanto me doía a alma ver o «Manuela»
ser desmantelado aos bocados, já que se tratava de um maravilhoso
navio, tal como o Argus e Creoula
que eu bem conheci, quando há precisamente 50 anos, como tripulante do Lousado, os via a
navegar nos longínquos mares da Terra Nova e Gronelândia.
Pela satisfação que me deram com
tal iniciativa, aqui ficam os mais sinceros agradecimentos de um
vilacondense, do mar.
Bem hajam!
Espero que o SMM seja uma réplica civil do seu irmão Creoula: menos compartimentado, interior com espaços mais amplos e polivalentes, espaços privados mais confortáveis, sobretudo na volumetria e, como se trata de um lugre, que haja uma certa insonorização das máquinas propulsoras e geradores. Neste último aspecto tenho grande curiosidade sobre o modelo de inatalação de máquinas adoptado.
Há sistemas que se tornam económicos em questões de rendimento e espaço, talhados para este tipo de navios. Espero que optem por uma dessas soluções.
Dado que se trata de uma reconversão será que estão a prever a instalação do tq de tecolha de esgotos logo acima da quilha? É que estes navios tinham um lastro fixo nessa zona e na altura que navegavam não havia imposições legais de anti-poluição.
O Creoula tem um problema no que toca a este item que se faz sentir com as inclinãções transversais do navio, provocando um resfolgar contínuo em todas as entradas de esgotos dos pavimentos inferiores e WC.
Felicidades para o projecto.
JM
Agradecemos os seus comentários técnicos sobre o SMM.
Oportunamente publicaremos um capítulo técnico com as principais características do navio onde abarcaremos todas as suas questões.
Obrigado e volte sempre!
Enviar um comentário