quinta-feira, 24 de abril de 2008

Sectores de actividade I

Como já havíamos anunciado, os sectores de actividade do futuro SMM começam a ganhar forma.
Hoje apresentamos o primeiro.

Sector I: Turismo, lazer, e desporto

Turismo cultural de vocação marítima

Embarcar no SMM vai por si só ser um acto cultural já que permitirá conhecer de uma forma activa e vivida um pouco da história da navegação à vela e da história portuguesa da pesca de bacalhau.
A oferta do SMM vai ser uma proposta de um turismo diferente: turismo cultural de vocação marítima. Equipado de forma moderna e atraente e dispondo de todas as estruturas necessárias para suporte de um turismo dinâmico e activo, o SMM aposta na envolvência dos participantes na vida quotidiana do navio.
Os participantes nestes programas são convidados a transformarem-se em “instruendos” e nessas funções assumirão um papel activo na vida do navio. Poderão aprender as rotinas e tarefas da vida de um grande veleiro (trabalhos de velas, navegação, vigia, etc.). Estes desafios em muito contribuirão para reforçar o espírito de grupo entre os participantes que serão elementos activos na vida do navio, de uma forma completamente diferente dos passageiros de viagens marítimas realizadas em navios de turismo tradicional.

Lazer activo
Para os que quiserem aceitar o desafio de serem “instruendos” a vida a bordo será muito activa e variada. O princípio orientador geral é “aprender fazendo”. Existirá, aberto a todos, um conjunto de iniciativas de forte pendor cultural, científico e tecnológico.. Estas actividades serão distintas conforme o programa da viagem, havendo contudo uma oferta permanente que passará pela cartografia, instrumentos náuticos antigos e actuais, princípios de navegação à vela, geofísica e biologia marinha, história da pesca do bacalhau, marinharia, telecomunicações, astronomia, jogos, cinema, debates e worshops.
Será dado igualmente um papel principal ao conhecimento e as praticas ambientalmente equilibradas.
Existirão também programas onde a gastronomia e a qualidade alimentar terão lugar de destaque.
Todas as actividades estarão suportadas por material de apoio de cariz didáctico e facilmente assimilável.
Estarão igualmente disponíveis suportes comunicacionais (computadores, DVD, televisão) onde qualquer participante pode continuar a saber mais sobre os assuntos e ou actividades em que participou ou irá participar.

Desporto
Ao nível das actividades desportivas, o SMM criará condições para se constituir como uma plataforma qualificada para a realização de desportos de vocação marítima.
Para além da pesca desportiva, actividades tecnologicamente exigentes como o mergulho, e fotografia subaquática serão enquadradas dentro do plano de actividades.
Durante as viagens mais longas serão também realizadas acções de ginástica de manutenção e de “stepping”.

Sem comentários: