Não escapa nada aos nossos capitães, Francisco Paião e António Marques da Silva!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEmYapkIiUDeFCEEIqQrogpmReQvyaUl1WjJbN6IaN5oHBsTF0LSzPq-ZBMQ12vTsgsTh3kHtRtPwaKWoMh-_yTzys1VtsmCiOxcjPrlArkedg7XQkxA8JZZAIV7Sl9amKucDdZ_suKDnO/s320/1.jpg)
A casa de navegação vista de ré
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3JsxL03ICJKAeFM7ps3tRf8DvmYDjiH63YrbPUIC1slBJfjaXydaBOSFNBhlioOs4Uy6qv3YljOxmWO-7eJBNQpKg_OLtUfP9G_Z7Qryrxr4ZubEcy64OHX5SL-XAwXTidxwfICLx4QDF/s320/2.jpg)
Preparam-se as vigias
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiI93wywW2dnA3JmxvyRSxvRt9JrjzsnPb-VrnKzK_XdaTixtY20owdiPaC2Add61dNAmpjQ8PqOjO78389yEbNFQ1-aMGPqJAJTkHoQk6SRKFPt4YxRg3vsjgIZuK6qEaAaMzgmgJ1qcAi/s320/3.jpg)
O trabalho mais sensível e delicado, a instalação da nova manga estrutural, foi concluído com sucesso. Alguns suspiros de alívio!
(vista de fora)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoexqkJlRw6Q3tbaJvAaiSkah7kE1-aDm8lF3F7jaZhGFXy50_tAR-mFJCRh1FrLsXe5Sp3aKxvAMEZB2goNvtlrTe2ydjDGL94mjaUR0GfAhzYvhk7PM08XurCs8chuFOwq18RP92Mm9I/s320/4.jpg)
(vista da casa da máquina)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjjLOQMoMweXOVEoegZXxSNAxZT7lJa3UbEcRxV-HH3koXK_SHWzXEzi-yXq9NUazbehyphenhyphenh4EwV_pBxip0-tUq_YWsA6OAWgphrqSm0tu7lfgF6FIsQsPXVIw5NCCgD1vn6K9N2KdzbhnBP/s320/5.jpg)
O novo veio e o cubo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtKTw5sW4yE29MgHcHgY8uUo6Hu5d1Grx1cGNp0T4o3erT5u-ct4NyFEL5c6H22A274Stpqn7j7ioZF77CwXBU7TZ-0HKHTGVe-FfUFbhSBEaZUorlTaAVBPVE79RTEdxNY0B925M32NQ8/s320/6.jpg)
As pás
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIVsN2NwNIO4zUumRrHdc11bdTGkLg11G1xVyRATx7HNKVZwe-sO4YDY2bMlWQ9VLtsvLrkhnhI2o3ygvO2BrTvp5B78-i1WLDLOrCmjm4pY5gYrBaB0NgDdIUVbv1MiLaQKT6RStrK-3Q/s320/7.jpg)
O leme rectificado e acrescentado (cerca de 1m2)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSpZ-1-Vs7PgXdDPhw9P1CT6W2KXUn-qi-gLBzuRGumg3FTOUdANPB00e8KTxJzRKMjQJzVhOKw7zSojMuIX2h27hQH6-jUM5t0ieKb624DPKK_ePmznWVRImhC9BYb3H1PLQytsyg5897/s320/8.jpg)
O guincho motorizado
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipkkCi7_3e4baHNT2fXRBGScyNkb0U5w4qkpcU2RYrGgoVPSfLo22jN2rGr64bkRmK1R5bVBlPOtzEL0HRQl4aw2TlORG1I9R2KaT4MFOeNuDUmhbwpGZai4ESVYPpshgn75mwcshPSnRz/s320/9.jpg)
As magníficas escoteiras
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgGdb8LDNYWD8Q1lhH15HgNFgxfbbbvtO3S59eOIeAUncvHtElCnf62CGxvvJLSCRo0DCbR50HAhCmwNnBKeLYVYWO5yULaQYa9y07MpaBnlkJwETF7o7ywsL-KY0xf_kkfsLjw8TMPkOU8/s320/10.jpg)
Fotografias. Aníbal Paião
1 comentário:
Boas.
Imponente, Imponente! É pena as fotos não nos darem a real dimensão destas peças, como por exemplo as pás da hélice, ou do massivo leme.
Embora eu seja adepto dos navios e sua construção em madeira, esta obra de 1937 impressiona, agora que vamos vendo em detalhe "como são feitos por dentro". Foram navios realmente feitos para durar e resistir aos elementos, e graças também a isso os temos hoje.
Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt
Enviar um comentário