quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Sistemas diversos

Sistema de esgoto

O sistema de esgoto cumprirá com as prescrições das regras de construção aplicáveis, complementadas pelos requisitos das regras da RINAVE.

Sistema de ventilação e de ar condicionado

Na casa da máquina será instalado um sistema de ventilação forçada, que inclui dois electroventiladores reversíveis do tipo axial com arrancadores que lhes permitirão o funcionamento como compressores ou extractores e com um caudal de 10.000m3/h a uma pressão estática de 400mm.c.a. quando a funcionar como compressores. Haverá comandos de paragem dos motores na casa da máquina e fora dela, para corte de emergência. O navio será dotado de ar condicionado dividido em três secções sendo utilizada ventilação forçada. As instalações sanitárias disporão de exaustores.


Sistema de detecção e alarme e de combate a incêndio

O navio disporá de um sistema de detecção e alarme de incêndio, de um sistema de combate a incêndio por água e de um sistema fixo de combate a incêndio por gás inócuo, assim como de extintores portáteis, de acordo com os requisitos das regras de construção aplicáveis. A chaminé de exaustão de fumos do fogão da cozinha assim como a fritadeira eléctrica disporão de sistemas fixos de extinção de incêndio, autónomos e dedicados.


Sistema de retenção de hidrocarbonetos e de águas negras e cinzentas

O navio disporá das instalações de prevenção da poluição no cumprimento dos requisitos das regras da Convenção MARPOL 73/88.

10 comentários:

Raquel Sabino Pereira disse...

BEM HAJAM POR TEREM RESGATADO O «ARGUS»!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eugénio disse...

É verdade????

Eugénio disse...

quando é que abre uma bolsa de tripulantes para a withe fleet?
:)
:)
:)

fangueiro.antonio disse...

Boas.

É NOSSO!! É NOSSO!, o ARGUS é NOSSO! E só mesmo no blogue do "Manuela" (seu irmão) para demonstrar esta alegria depois de ano e meio de apreensão para vários de nós que seguíamos o desfecho do "Polynesia II".
Embora não haja ainda confirmação oficial por parte da Pascoal... também não é desmentido e entende-se, pois é preciso manter o entusiasmo inabalado com o "Manuela". O "Argus"... terá o seu blogue na devida altura :):).

Agora sei que posso contar um dia histórias da Grande Faina aos meus filhos... dentro de navios que fizeram essa faina.

O melhor bacalhau... é sem dúvida da PASCOAL. Hoje não durmo!

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

do rumor a Pascoal já não se livra...
se for verdade digam alguma coisa ...
isso é que era uma bela visão dois lugres aqui ancorados no porto da gafanha
espero que ao menos o Argus venha para Portugal

Luis Filipe Morazzo disse...

A última vez que vi o “nosso” “Argus”, foi há cerca de 4 anos na ilha de St.Marteen no Caribe, durante um período de férias. Naqueles dias, foi com alguma mágoa que me apercebi, de dois aspectos negativos, relacionados com o ex navio capitânia da famosa “White Fleet”, os quais me deixaram profundamente entristecido: as grandes alterações executadas ao nível das obras mortas do navio, que o descaracterizaram quase por completo, bem como o estado de degradação a que o “Argus” já estava a ser vítima na altura.

Bem-haja à empresa Pascoal, como Português amante de navios e do mar, estou imensamente feliz, pois já estou antever em futuras paradas navais internacionais, Portugal poder finalmente ombrear com as melhores marinhas do mundo, fazendo assim jus, à sua brilhante e impar história marítima.

Parabéns mais uma vez à família Pascoal, por mais este belíssimo presente, depois daquele do Natal passado(St.Maria Manuela), agora este, de Páscoa antecipado.

Se poder lá estarei em Aveiro, no dia da chegada do último dos “cisnes brancos” que faltava.

PS: Agora só falta mesmo irmos a Filadélfia para raptarmos o grande “Gazela” eheheeh

Saudações marinheiras

Luis Filipe Morazzo

Rui Amaro disse...

Pois é verdade, no trabalho que postei no meu Blogue Navios à Vista, “Temos Navio, Temos o Santa Maria Manuela, é da Pascoal!”, agora com a aquisição do Polynesia, lá nas Arubas, pela Pascoal & Filhos, já poderemos dizer “Temos Navios, Temos o Santa Maria Manuela e o Argus, são da Pascoal!”.
Prolongando de braço dado o NRP Creoula aos seus dois gémeos, o que seria interessante um dia ocorrer, teremos o trio completo dos “lugres do Gelo” ou “Cisnes Brancos do Noroeste do Atlântico”.
Estão de parabéns todos aqueles que se interessam por estas coisas do mar e dos navios, antigos capitães, pilotos, maquinistas, pescadores dos navios bacalhoeiros, Portugal e sobretudo a empresa Pascoal & Filhos, que de certeza irá ter grande sucesso no empreendimento.
Até parece milagre! Allan Villiers lá nos Céus deve ter feito alguma prece!
Agora o que é deveras lamentável, é os nossos governantes ainda não se terem pronunciado pelo menos com uma simples palavra de estímulo, só lhes ficaria bem!
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro / Blogue Navios à Vista

Luis Filipe Morazzo disse...

Simplesmente F A B U L O S O, aquilo que a equipa da Pascoal tem feito ultimamente, pelo património náutico nacional. Esta derradeira acção de recuperar o mítico “Argus”, com toda a complexidade que certamente a envolveu, quanto a mim, entrou já e com altíssimo mérito, nos anais contemporâneos da marinha portuguesa.

Bem-haja mais uma vez a toda essa formidável equipa, que conseguiu dar esta tremenda alegria, a muita boa gente neste país, e que por variadíssimas razões tem andado arredia destas sensações.

Saudações marinheiras

Luis Filipe Morazzo

JOSÉ MODESTO disse...

Parabéns a todos.
a isto chamamos ARTE.
Viva todos aqueles que contribuem para divulgar esta nossa paixão.

Saudações Marítimas
José Modesto

Anónimo disse...

Genial dispatch and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.